Avançar para o conteúdo principal

O Azeite Gallo também canta em Urdu?

A Coordenação do GT de Publicidade da SOPCOM vai organizar, no próximo dia 24 de Maio, pelas 18:00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, em Lisboa (auditório B1), uma Conferência sobre o papel dos estrangeiros na publicidade portuguesa. O tema que iremos discutir é: será que a publicidade portuguesa já está a refletir as mudanças ocorridas recentemente na sociedade portuguesa? Para tal, vamos contar com a presença e participação de representantes de Agências de Publicidade, da Academia, das Marcas e dos Consumidores para uma discussão alargada. O painel contará com Jorge Veríssimo (Professor Coordenador Principal ESCS), Ricardo Miranda (Partner e Director Criativo Wonder /Why), Pritesh Dineschandra (Empreendedor/Investidor) e Manuela Botelho (Consultora de Marcas). Somos um país com milhares de estrangeiros de todas as nacionalidades que se cruzam connosco, opinam sobre nós, fazem tiktoks a dizer como somos, mas nós não lhes damos voz, nem visibilidade publicitária, além dos clichês do costume. Somos hoje um país multicultural e temos de incorporar essa dimensão na nossa comunicação. Para lá das marcas e campanhas preocupadas com os temas certinhos do ‘propósito': a igualdade de género, saúde mental, empowerment feminino, sustentabilidade, etc. há um tapar os olhos de certos propósitos com outros propósitos que urge ultrapassar e mostrar. Há muitos temas de cariz social que estão à vista de todos, mas são absolutamente invisíveis na publicidade. Portugal não é só o Portugal do Azeite Gallo. Nunca foi. A portugalidade é como a vida, está sempre a ser reconstruída. O objetivo deste debate não é, obviamente, discutir política, mas debater se a nossa publicidade — feita por marcas que estão a beneficiar “brutalmente" do afluxo de imigrantes, turistas e nómadas — está a saber ‘mostrar' as pessoas que consomem os produtos das marcas nelas veiculadas e ajudam os seus resultados comerciais e financeiros. Contamos com todos. Pela Coordenação do GT, Alexandre Duarte (FCSH) e Alexandra Leandro (ESEC)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O trabalho dos Professores faz toda a diferença

Nova Campanha da Porto Editora elogia um dos trabalhos mais importante do mundo. Concordas? Deixa a tua opinião nos comentários. https://www.youtube.com/watch?v=Pw1PswIDwRc

Project Re: Brief - uma história inspiradora

Project Re: Brief é um filme que visa agitar a indústria publicitária e inspirar novas formas de pensamento. Trata-se de uma experiência em que o Google convidou 5 lendas da "velha escola" da publicidade para re-imaginar seu trabalho criativo mais icónico com mais de meio século - de 4 marcas globais: Coca-Cola, Volvo, Alka-Seltzer, e Avis - para o web moderna. Embora a mudança de formatos e plataformas de media seja uma coisa, conforme aprendemos com nossos heróis do passado, os princípios básicos da narrativa humana não mudaram. https://www.youtube.com/watch?v=cvDoGt1tJy8

Sir Jonh Hegarty lança "The business of creativity"

Pode seguir aqui dicas valiosas sobre criatividade. Nascido em 1944, Sir John Hegarty é um dos maiores ícones mundiais de publicidade e fundador da agência Bartle Bogle Hegarty. https://www.businessofcreativity.com/