A Coordenação do GT de Publicidade da SOPCOM vai organizar, no próximo dia 24 de Maio, pelas 18:00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, em Lisboa (auditório B1), uma Conferência sobre o papel dos estrangeiros na publicidade portuguesa.
O tema que iremos discutir é: será que a publicidade portuguesa já está a refletir as mudanças ocorridas recentemente na sociedade portuguesa?
Para tal, vamos contar com a presença e participação de representantes de Agências de Publicidade, da Academia, das Marcas e dos Consumidores para uma discussão alargada. O painel contará com Jorge Veríssimo (Professor Coordenador Principal ESCS), Ricardo Miranda (Partner e Director Criativo Wonder /Why), Pritesh Dineschandra (Empreendedor/Investidor) e Manuela Botelho (Consultora de Marcas).
Somos um país com milhares de estrangeiros de todas as nacionalidades que se cruzam connosco, opinam sobre nós, fazem tiktoks a dizer como somos, mas nós não lhes damos voz, nem visibilidade publicitária, além dos clichês do costume. Somos hoje um país multicultural e temos de incorporar essa dimensão na nossa comunicação. Para lá das marcas e campanhas preocupadas com os temas certinhos do ‘propósito': a igualdade de género, saúde mental, empowerment feminino, sustentabilidade, etc. há um tapar os olhos de certos propósitos com outros propósitos que urge ultrapassar e mostrar.
Há muitos temas de cariz social que estão à vista de todos, mas são absolutamente invisíveis na publicidade. Portugal não é só o Portugal do Azeite Gallo. Nunca foi. A portugalidade é como a vida, está sempre a ser reconstruída.
O objetivo deste debate não é, obviamente, discutir política, mas debater se a nossa publicidade — feita por marcas que estão a beneficiar “brutalmente" do afluxo de imigrantes, turistas e nómadas — está a saber ‘mostrar' as pessoas que consomem os produtos das marcas nelas veiculadas e ajudam os seus resultados comerciais e financeiros.
Contamos com todos.
Pela Coordenação do GT,
Alexandre Duarte (FCSH) e Alexandra Leandro (ESEC)
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